Como fidelizar seu cliente com pós venda?

É de senso comum, que a parte mais importante da venda é o ato ou talvez o atendimento e atenção que será proporcionada até finalizá-la. Porém, é necessário entender que a venda em si é apenas uma parte do seu trabalho com o cliente.

18/01/2020

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Se seu objetivo é igual o da maioria, fidelizar o seu cliente, pós-venda é um ponto onde deve direcionar esforços e cuidados.

Ok, mas o que é pós-venda?

É o processo que ocorre após a venda ser realizada; é o relacionamento com o cliente, o comprometimento com o produto (ou serviço) entregue e a garantia ou auxílio proporcionado. Pode se analisar o processo da venda como um todo, podemos definir o pós-venda como ações destinadas a manter um relacionamento satisfatório e permanente com qualquer contato que se tornou cliente; disponibilizando alta qualidade nos atendimentos, atendendo necessidades, fazendo com que, dessa forma, haja uma fidelização e lealdade do cliente.

Ainda não está convencido?

Confira alguns dados que podem te fazer mudar de ideia:

  • 70% da experiência de compra do cliente baseia-se na forma como ele é tratado, desconsiderando-se produto e preço. Fonte: McKinsey.
  • Para uma única experiência negativa ser compensada, são necessárias 12 experiências positivas. Fonte: Ruby Newell-Legner.
  • Se durante o serviço você resolver um problema a favor do seu cliente, as chances de que ele retorne a fazer negócio são de 70%. Fonte: Lee Resources.
  • 9 em cada 10 clientes não se importariam em pagar mais pelo produto se tivessem um atendimento melhor. Fonte: H. Interactive.

 

Certo, mas como realizo um pós-venda eficiente?

Primeiro, decida a equipe que realizará esse trabalho; afinal ele demanda de muita atenção. Será a sua equipe de vendas mesmo? Afinal sua empresa é de menor porte. Ou você dispõe de uma equipe maior e consegue separar pessoas só pra isso?

Uma dica muito importante é utilizar a Ferramenta do SIG, onde será possível acessar todas as informações dos clientes e separá-los em fases, atualizadas todo dia, de acordo com o progresso da venda. Assim terás um controle dos cadastros de seus clientes e poderá utilizar para incrementar em seu pós-vendas.


 
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