Comunicação interna: entenda sua importância

A comunicação interna tem um papel estratégico para o negócio, é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional, e mantém a equipe informada, motivada e engajada. Para alcançar bons resultados, ela deve ser planejada e executada corretamente. Nesta matéria, falaremos mais sobre o papel e os benefícios da comunicação interna e mostraremos como fazer isso de forma eficiente!

25/01/2021

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A comunicação interna é composta por ações planejadas, que atingem  a parte interior da empresa, o operacional. Ela serve para melhorar o ambiente de trabalho e para alinhar as diretrizes da loja.

Os colaboradores são o público que tem a maior proximidade com a empresa. A comunicação interna funciona como uma bússola e direciona o colaborador para as ações que serão mais positivas dentro da loja de veículo.

Se for realizada de forma correta e planejada, a comunicação interna ajuda na produtividade, melhora o ambiente de trabalho e gera lucro para a empresa.

Como implantar a comunicação interna em minha loja de veículos?

Comece com planejamento. É importante ter o posicionamento da empresa definido para estabelecer metas e traçar um plano que seja eficiente para a organização.

Fique atento aos canais de comunicação informais – a chamada rádio-peão. É importante que sua loja tenha um posicionamento sobre assuntos internos perante seus funcionários antes que boatos se espalhem. Para isso, estabeleça canais para manter o diálogo com os colaboradores e também entre setores.

A comunicação precisa ser feita de forma simples e eficaz. Encontre a maneira que mais combina com sua empresa para os comunicados: folhetos, impressos, intranet, grupos em redes sociais…

Invista também nos materiais de comunicação interna, como banners, quadros e murais.

Conte sempre com profissionais para planejar a melhor estratégia para sua empresa.

 

Quais os benefícios da comunicação interna?

Quando implantada, ela pode trazer benefícios como diminuição de rumores e boatos entre colaboradores, aumento da produtividade, maior sentimento de pertencimento à loja, maior engajamento por parte dos funcionários, abertura para dúvidas e sugestões, além de melhorar a produtividade gerando mais vendas e lucro para sua loja de veículos.

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